Get Adobe Flash player

Sindicato completa 97 anos recebe audiência da Comissão da Verdade

Aconteceu, na noite do dia 29 de Abril de 2014, no Palácio dos Metalúrgicos, sede histórica do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-Rio), uma audiência da Comissão Estadual da Verdade. O objetivo da audiência era colher depoimentos de históricos militantes do Sindimetal-Rio que sofreram com a violência e repressão da Ditadura Militar. O evento serviu como atividade comemorativa dos 97 anos do Sindimetal-Rio.
 
 
A abertura da atividade foi feita pelo Presidente do Sindimetal-Rio, Alex Santos que exaltou a atividade
 
- Esse ato que hoje se realiza no Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro se reveste de grande importância para a nossa categoria. Estamos aqui para relembrar e saudar a história de antigos militantes e dirigentes sindicais que, nos anos de chumbo da ditadura militar, se dedicaram abnegadamente para mandar alta a bandeira dos trabalhadores. Apesar de toda reação, toda repressão, demissões, mortes, torturas e desaparecimentos, os metalúrgicos souberam honrar a força da classe operária, classe essa que resistiu duramente aos desmandos da ditadura, muitas vezes pagando com a própria vida. Mas não conseguiram. Não podem calar a força das ideias. Não podem impedir a organização da classe trabalhadora.
 
O evento seguiu com o pronunciamento do Presidente da OAB-RJ e da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro Wadih Damous que alertou para o fato de que o verdadeiro alvo do Golpe Militar de 1964 era impedir o aprofundamento da democracia brasileira. O presidente da OAB-RJ também lembrou a necessidade de se estudar mais a repressão aos trabalhadores:
 
- Hoje vemos muitos livros sobre a Ditadura Militar mas poucos que relatam a repressão logo após o golpe, a repressão aos trabalhadores, aos camponeses. Nós, da Comissão Estadual da Verdade, estamos aqui hoje para dar voz e ouvir alguns dos companheiros que lutaram e sofreram naquela época.
 
A cerimônia contou com a presença de parlamentares como o Deputado Paulo Ramos (PSOL-RJ), representantes de diversos sindicatos e representantes das centrais sindicais CUT, Conlutas e CTB. O Presidente da CTB-RJ, Ronaldo Leite, em saudação na atividade afirmou que a “audiência é uma coroação de todas as atividades organizadas pelas centrais sindicais e movimentos sociais para descomemorar os 50 anos do golpe.”
 
Durante a atividade, três militantes do Sindimetal-Rio deram seus depoimentos para a comissão: Valdir Vicente (através de vídeo gravado no sindicato), Nobre (presidente do Grêmio dos Aposentados) e Severino. Os três relataram as barbaridades cometidas pelo regime e exaltaram a resistência do sindicato que nas palavras de Valdir Vicente “nunca se curvou diante dos militares”.

Redes Sociais (2)

Acordo Coletivo

Vídeos (2)

 

 

 

Galeria de Imagens (2)

Sindicalize-se!

Convênios