Get Adobe Flash player

Alex Santos: defender o conteúdo nacional na Petrobrás

Recentemente, a presidente da Petrobrás, Graça Foster, afirmou que pode levar as novas encomendas da estatal para o exterior. A notícia é um banho de água fria neste importante setor da indústria brasileira, que vem crescendo a cada ano e gerando empregos e riquezas.

Abaixo, o presidente do Sindimetal-Rio, Alex Santos, analisa essa possível medida da Petrobrás e a reação dos trabalhadores:

Consigo enxergar o lado gestor da Graça em falar essas coisas, mas acho que ela tem que entender que a Petrobrás, além de ser uma empresa nacional de grande porte, tem que ter o papel de catalisar o desenvolvimento do nosso país.

Ela é a principal contratadora nacional, sobretudo na área naval. O interesse nacional tem que estar à frente da Petrobrás. Acho as declarações equivocadas. A política de conteúdo local tem seus problemas, sim, mas ela precisa ser fomentada, aprimorada e levada adiante. Ter mecanismos que facilitem a entrada de empresas de pequeno e médio porte, ganhar agilidade e etc. Mas dizer que não é prioridade, na minha opinião, com todo respeito, é uma irresponsabilidade.

Se isso de fato for levado à execução, a Petrobrás mudar as políticas em relação ao conteúdo local, primeiro tem uma questão legal envolvida, e, segundo, vai gerar, com certeza, uma resposta dos trabalhadores.

Hoje o nosso Sindicato representa 70 mil trabalhadores. Não posso deixar a perspectiva de empregabilidade da categoria sair do foco do país e não fazer nada. Com certeza isso vai ter repercussão, vai botar os trabalhadores na rua e produzir uma comoção social no sentido de tentar demover a Petrobrás dessa lógica.

Nada contra os estrangeiros, talvez eles tenham um nível tecnológico ainda um pouco mais à frente, mas nós vamos chegar lá. Para isso, precisamos passar por essa curva de aprendizado. A área naval ficou muito tempo parada e precisa desse tempo.

Vai chegar um momento em que o Brasil vai ser referência mundial na construção naval. A Petrobrás tem que entender que tem um papel fundamental nessa política.

 

 

Redes Sociais (2)

Acordo Coletivo

Vídeos (2)

 

 

 

Galeria de Imagens (2)

Sindicalize-se!

Convênios