Get Adobe Flash player

Sindicato recebe fórum de trabalhadores para debater indústria naval

O Sindimetal recebeu, nesta quinta-feira (20), o Fórum dos Trabalhadores da Indústria Naval para debater o atual momento do setor. A reunião contou também com a presença do deputado federal Edson Santos (PT), que é presidente da Frente Parlamentar da Indústria Naval, e o ex-deputado Edmilson Valentim.

 

O presidente do Sindicato, Alex Santos, que abriu a reunião, demonstrou sua preocupação com as recentes declarações da presidente da Petrobrás, Graça Foster, que afirmou em recente palestra a possibilidade de fazer a encomenda de oito embarcações no exterior, contrariando a política do governo federal de garantir o conteúdo nacional.

 

O deputado federal Edson Santos defendeu uma ampla articulação do setor naval para a manutenção das encomendas no país. Edson disse que a Frente Parlamentar vai convocar uma audiência na Câmara Federal, envolvendo trabalhadores e empresários do segmento, para debater a situação da indústria naval.

 

O coordenador do Fórum dos Trabalhadores da Indústria Naval, Joacir Pedro, lembrou que o conteúdo nacional foi um compromisso iniciado no governo Lula. No dia 2 de abril haverá uma reunião da representação dos trabalhadores com a Petrobrás, quando será cobrada uma posição da empresa sobre a ida das encomendas para o exterior.

 

Para Edmilson Valentim, que foi o criador e ex-presidente da Frente Parlamentar da Indústria Naval, foi uma conquista dos trabalhadores quando o então presidente Lula resgatou a indústria naval. Segundo ele, em 2000, esse setor representava cerca de 2% do PIB, e hoje chega a 11%, “o que mostra a importância dessa indústria para o desenvolvimento do país e a geração de emprego”.

 

O representante do Fundo de Marinha Mercante e da CNM/CUT, Edson Rocha, também demonstrou preocupação com a ida de encomendas da Petrobrás para o exterior e defendeu o compromisso da empresa com o povo brasileiro. A reunião também contou com a presença da direção do Sindicato e da Comissão de Fábrica do Eisa.

Redes Sociais (2)

Acordo Coletivo

Vídeos (2)

 

 

 

Galeria de Imagens (2)

Sindicalize-se!

Convênios